terça-feira, 5 de maio de 2009

Vasco Granja (1925-2009)


Morreu Vasco Granja.

Tenho uma memória de um filme de animação que passou no programa da RTP (seria russo? sueco? ucraniano? finlandês?), onde aparecia uma série de seres cinzentos, grandes e robustos, numa fila indiana, à beira de um precipício. E havia um movimento repetitivo: iam dando cotoveladas uns nos outros e iam tombando, suavemente e sem protestos, naquele abismo. Não sei por que raio retive esta imagem, mas fico preocupada...


E também o vi ao vivo, nos meus tempos da infantil. Lembro-me perfeitamente que estava com tosse nesse dia e vejo-me num auditório escuro a ver desenhos animados. Seria um festival? Havia muita criançada. Tenho esta imagem gravada de o ver sentado a dar autógrafos, mas não consta que tenha algum.


Adeus, "amiguinho".


5 comentários:

  1. Também me recordo dessa animação dos homens em fila à beira do precipício! Estava precisamente à procura quando encontrei o seu blog. Por acaso não terá encontrado mais informação sobre a mesma?
    Obrigada.
    Beatriz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Beatriz

      Infelizmente, não. Lamento não poder ajudá-la. Talvez só se chegue lá pesquisando os arquivos da RTP.

      Boa sorte na sua pesquisa!

      Eliminar
  2. Olá a todos,

    De vez em quando lembro-me dessa animação pois é metáfora para muita coisa.

    Já procurei bastante e o único sucesso foi hoje encontrar esta referência, que pelo menos prova que não sonhei e que essa animação existiu mesmo.

    O último personagem não costumava ser de cor diferente? Por vezes desviava-se como podia mas acabava sempre por cair. Era o último da fila...

    Alguém conseguiu o título dessa animação?

    ResponderEliminar
  3. Já encontrei!

    Jeu de coudes (Elbowing)
    de Paul Driessen

    Encontra-se no youtube:
    https://www.youtube.com/watch?v=Lekm6Lk-f1M

    Obrigado ao Sr. filipe.veiga que postou no fórum:
    http://www.misteriojuvenil.com/forum/viewtopic.php?t=1225

    ResponderEliminar
  4. Olá a todos,
    Muito obrigada pelas respostas! Só há dias me voltei a lembrar deste vídeo, e vim parar aqui outra vez :) (não tinha recebido notificação das respostas por não ter feito login quando publiquei o comentário...)
    E que surpresa agradável ao ver que encontraram o vídeo! Muito obrigada por partilhá-lo! :D
    Beatriz

    ResponderEliminar